Podcast: Play in new window | Download
Chadwick Boseman se tornou um símbolo na caracterização de super heróis, sendo um ator negro em novos paradigmas de representação, quebrando uma série de estereótipos. A perda do ator se fez ainda mais dolorida pelo carinho que muitos fãs tinham não apenas pelo personagem, mas pela pessoa. Chadwick Boseman era conhecido por interpretar homens fortes e admiráveis, tendo já rejeitado papéis que perpetuam estereótipos relacionados à classe e etnia. Não é à toa a grande comoção que decorreu da morte do ator. Após o falecimento, o mundo parou por alguns instantes para declarar o seu amor e a sua solidariedade. O que aconteceu é que a representatividade deu frutos. Com o Pantera Negra, muitas crianças se viram representadas pela primeira vez por um herói negro. E foi por meio delas que veio as mais sensíveis homenagens.
Mas talvez você se pergunte: por que a representatividade é tão importante?
É sobre isso que falaremos neste podcast.
Links mencionados:
Chadwick Boseman Biografia na BBC
Noticia Falecimento de Chadwick Boseman
Como Chadwick se tornou um simbolo da representatividade?
Protesto contra o racismo | AFP – YouTube
Crianças Homenageiam Chadwick Boseman
Créditos:
Produção: Vinicius Vitória
Roteiro: Letícia Guimarães
Edição: Vinicius Vitória
Vozes desse programa:
Caio San é a voz do Chadwick Boseman
As narrações é do Leandro Pereira do Podcast Fermata e da Drika Sanchez (Twitter)
Rafaela Storm (EitaCast, Fatal Error Nerd e Duas da Madrugada) que fez à interpretação do perfil da Karen Akpan e também revisou e criou a vitrine desse episódio, usando a arte feita por Caio Camasso.
Jeane Santos – Theo Sanches – Atitude Preta Kids
Vinhetas: Leandro Carimbó
Trilha Sonora: StoryBlocks
Vitrine: Tarsila Santana
Logomarca: Yann Vasques e Diogo Senna
Nas redes sociais Twitter e Instagram, ou o meu perfil pessoal caso queira papear e sugerir tema ou críticas construtivas só chamar. Estaremos postando materiais extras sobre o episódio e na descrição do podcast estará as fontes e referências. Dúvidas: contato@fatospodcast.com