Chadwick Boseman se tornou um símbolo na caracterização de super heróis, sendo um ator negro em novos paradigmas de representação, quebrando uma série de estereótipos. A perda do ator se fez ainda mais dolorida pelo carinho que muitos fãs tinham não apenas pelo personagem, mas pela pessoa.  Chadwick Boseman era conhecido por interpretar homens fortes e admiráveis, tendo já rejeitado papéis que perpetuam estereótipos relacionados à classe e etnia. Não é à toa a grande comoção que decorreu da morte do ator. Após o falecimento, o mundo parou por alguns instantes para declarar o seu amor e a sua solidariedade. O que aconteceu é que a representatividade deu frutos. Com o Pantera Negra, muitas crianças se viram representadas pela primeira vez por um herói negro. E foi por meio delas que veio as mais sensíveis homenagens.

Mas talvez você se pergunte: por que a representatividade é tão importante?

É sobre isso que falaremos neste podcast. 


Links mencionados:

Chadwick Boseman Biografia na BBC

Chadwick Referências

Noticia Falecimento de Chadwick Boseman

Como Chadwick se tornou um simbolo da representatividade?

Protesto contra o racismo | AFP – YouTube

Destacamento Blood

Crianças Homenageiam Chadwick Boseman

“Chadwick Boseman is the reason why my Black son doesn’t have to wonder about what a Black superhero is or looks like. And for that, I’m… | Instagram

Théo Sanches no Instagram: “Final de semana cheio de aventuras, descobertas e fortes sentimentos. . Mamãe conversou com o pequeno sobre a morte do #panteranegra e por…”

 


Créditos:

Produção: Vinicius Vitória 

Roteiro: Letícia Guimarães

Edição: Vinicius Vitória

Vozes desse programa:

Caio San é a voz do Chadwick Boseman

As narrações é do Leandro Pereira do Podcast Fermata e da Drika Sanchez (Twitter)

Rafaela Storm (EitaCast, Fatal Error Nerd e Duas da Madrugada) que fez à interpretação do perfil da Karen Akpan e também revisou e criou a vitrine desse episódio, usando a arte feita por Caio Camasso.

Jeane Santos –  Theo Sanches  –  Atitude Preta Kids

Vinhetas: Leandro Carimbó

Trilha Sonora: StoryBlocks

Vitrine: Tarsila Santana

Logomarca: Yann Vasques e Diogo Senna


Compre e ajude a manter esse Projeto na Amazon.


Nas redes sociais Twitter e Instagram, ou o meu perfil pessoal caso queira papear e sugerir tema ou críticas construtivas só chamar. Estaremos postando materiais extras sobre o episódio e na descrição do podcast estará as fontes e referências. Dúvidas: contato@fatospodcast.com